Conheça e aprenda mais sobre a função do Maior

Aplique e desenvolva a fórmula da Função Maior

A função Maior retorna o maior valor K-ésimo de certo conjunto de dados, ela vai encontrar o maior número ou o segundo maior ou terceiro maior seja na coluna ou na linha ela vai retorna o número maior do campo selecionado,

Vamos entender sua sintaxe

MAIOR (matriz, k)

Matriz: Obrigatório. A matriz ou intervalo de dados cujo maior valor K-ésimo você deseja determinar.

K: A posição do maior na matriz, ou seja, e nesse argumento que você irá determinar qual a posição do número maior que você deseja que a formula traga como resposta, se é o segundo o terceiro o quarto número, é exatamente nesse argumento que você define qual a posição desse número(Matriz).

Vamos usar um exemplo da nossa papelaria, vamos selecionar de janeiro á Abril para validarmos qual o valor maior nesse intervalo.

Nessa célula foi digitado a fórmula de maior e para isso foi selecionado o campo Matriz (intervalo de células de B3 á F3 e logo em seguida no argumento K foi colocado a posição do maior número desejado, neste exemplo a posição usada foi a terceira.

Veja o resultado

Um erro que devemos evitar de cometer é olhar de forma crescente o que seria assim,

19,15

23,70

30

39,45

Olhando desta forma o terceiro maior número é o 30

Esse é o modo crescente é ai que e necessário que se entenda, porque essa não e maneira correta de se olhar o maior número, a forma correta é olhando do maior (como a formula mesmo diz) para o menor sendo assim será:

39,45

30

23,70

19,15

Agora sim você conseguiu entender melhor não é verdade, do maior para o menor o resultado e 23,70 bom agora que ficou mais claro vamos fazer mais exemplos com nossa planilha da papelaria.

Vamos aplicar a fórmula no campo de B4 á C4 é ver qual e o número maior

Note que não selecionamos toda a linha e sim apenas duas células para ver qual é o maior número entre eles, veja o resultado:

O maior número selecionado é R$ 5,51, porque selecionamos o primeiro maior número desse intervalo.

Vamos agora encontrar o quinto número maior na coluna de janeiro, vamos lá!!

Aplique a fórmula normalmente selecionando o campo de pesquisa, ou seja, a matriz e em seguida coloque a posição do número maior que você deseja ter como resposta, acompanhe o resultado.

Perceba que ele é o quinto maior número da coluna.

Agora em vez de analisarmos linhas e colunas que tal analisarmos a tabela por inteiro?!?!

Vamos procurar o Décimo quinto número maior de toda a tabela,

Note que selecionamos toda a planilha e em seguida após o ponto e vírgula colocamos a posição do número que desejamos, agora é só dar um Enter e ver o resultado

O décimo quinto número e 30. E assim você pode ir alterando, não precisa ser necessariamente o Décimo Quinto número, você pode escolher qual número você deseja como maior.

 

 

 

 

£0.000 items