Como configurar um sitemap online e enviar para o servidor

Aprenda a Criar o sitemap para melhorar o ranqueamento do seu site no Google.

Você acabou de criar o seu site e precisa que este site seja bem ranqueado nos buscadores e para isso acontecer algumas etapas precisam serem feitas e uma das mais importantes é o sitemap.xml.

O que o sitemap vai fazer é exatamente o que o próprio nome já diz, ele vai fazer o mapa do site dizendo para os robos quais as páginas, imagens, vídeos que o seu site tem e só esse detalhe faz com que o seu site ganhe novas visitas através da busca orgânica.

Para criar o sitemap de forma bem simples há um link logo abaixo de um site que nos permite criar o sitemap online com até 500 páginas grátis, se o seu blog ou site ultrapassar as 500 páginas é necessário contratar o serviço deles.

Como configurar o sitemap online

Para criar o sitemap.xml grátis e online acesse a página create your sitemap online e vamos preencher os campos de acordo com as configurações que desejamos para o site.

Coloque o domínio do seu site na barra de Starting URL e na caixa abaixo selecione o período de atualização que pretende fazer para o seu blog.

Na opção de Last Modification não precisa mudar nada e em Priority marque a opção Automaticaly Calculated Priority e aperte Start.

como-configurar-sitemap-xml-2

Uma página com varias opções de arquivo ira aparecer, clique sobre a opção sitemap.xml para o download começar.

como-configurar-sitemap-xml-3

Agora você vai precisar colocar esse arquivo na pasta raiz do seu site. Para acessar a pasta raiz use um servidor Filezilla ou acesse diretamente pelo painel de sua hospedagem.

como-configurar-sitemap-xml-8

Após colocar o arquivo na pasta raiz informe ao Google através da ferramenta Webmasters o caminho para encontrar sitemap.xml.

Já no painel Search Console clique sobre Sitemaps e depois em adicionar sitemap;

como-configurar-sitemap-xml-5

Uma caixa ira aparecer com o domínio do seu site e complete a URL escrevendo sitemap.xml e depois clique em Enviar Sitemap;

como-configurar-sitemap-xml-6

 

Pronto, o arquivo foi configurado e reconhecido pelo Google.

Se esse tutorial foi útil para você, compartilha o vídeo e se escreva no canal clicando na imagem abaixo.

banner-se-inscreva-no-canal1