Computador desligando sozinho

computador-desligando-sozinho
curso de camtasia studio 8

Computador desligando sozinho e do nada

Veja algumas causas prováveis

Um problema muito comum em computadores e ao mesmo tempo muito chato é quando o computador deliga sozinho. Essa é uma situação muito chata porque perdemos o que estávamos fazendo, causando muitas vezes o retrabalho.

Existe as causas mais comuns desse problema, fonte, memória, super aquecimento e a falta de manutenção são alguns deles.

Para chegar ao problema de forma mais rápida a observação é muito importante, quero dizer, o que você estava fazendo no computador quando ele desligou. Estava jogando? Usando programas pesados? Ou apenas navegando pela internet?

Antes de sair fazendo um monte de coisas complicadas no computador, comece pelo caminho mais fácil.

Gabinete Sujo

A primeira dica é abrir o gabinete e fazer uma bela limpeza interna, que pode ser feita com jato de ar ou remover a poeira com pincel.

foto: Baixaki/Tecmundo
foto: Baixaki/Tecmundo

Cooler

Verifique se o cooler  está bem encaixado e limpo.

Essa peça é extremamente importante para não permitir o super aquecimento do computador, caso o PC deligue com apenas um ou dois minutos a partir do momento que foi ligado essa peça pode ser uma causa provável. Retire-a e limpe o dissipador e a ventoinha e ainda troque a pasta térmica, se não souber fazer isso chame o técnico.

disipador775
foto: tribunahacker.com.ar

 

Memória

As memórias também podem causar o desligamento do computador, assim como nas ventoinhas é muito importante manter essa peça sempre limpa. Para limpar as memórias passe uma borracha nas conexões da memória e antes de encaixa-la na placa mãe tenha certeza que não ficou impureza. Outra questão é verificar se a memória é compatível com a placa mãe.

seletronic.com.br
foto: seletronic.com.br

 

Fonte

Há, essa sim é a campeã dessa causa. Muitos usuários de computadores quando inicia o Upgrade do PC só pensa em memória, processador e placa de vídeo, mas quando o computador foi montado a fonte indicada era para aquela configuração inicial, e as novas peças passou a exigir mais da fonte e em muitos casos ela não suporta a nova configuração.

Se Upgrade do PC não é a sua realidade vale conferir a qualidade da ventoinha e também fazer a limpeza da fonte.

Para saber se a fonte está suportando a configuração do computador acesse o site OuterVersion.