Acode EU

5 Dicas Para Fazer Uma Apresentação Impactante no Power Point.

Saia do Básico e Crie suas próprias Apresentações no Power Point

Até quando você irá continuar a criar apresentações que não chamam a atenção do seu público?  Criar uma apresentação no Power Point não é basicamente colocar textos e imagens em uma tela em branco. Aprender como desenvolver apresentação no Power Point de Alto Impacto fará toda a diferença para o seu público prestar atenção na sua fala e aquelas apresentações que se baseia em textos e mais textos não fará mais parte da sua vida.

banner-se-inscreva-no-canal-320x50

Aprenda a incorporar em seus slides animações que irão ilustrar o conteúdo que está sendo explicado e nunca mais tenha que falar para uma plateia que não para de conversar. 

Ninguém nasce sabendo nada, mas com tantas informações e cursos disponíveis principalmente na internet, fazer uma apresentação básica ira tirar todo o interesse em sua explicação mesmo que tenha informações valiosas para ensinar.

5 Dicas de Como Desenvolver Apresentação no Power Point de Forma Impactante

Não estou falando em milagres ou algo impossível, estou falando em aplicação prática que pode ser aplicada em sua próxima apresentação.

1º) Planejamento.

Você já percebeu o tempo que se perde para criar uma apresentação no Power Point e quando chega no final o resultado não foi o esperado e o desejo é começar tudo novamente??? Este é um problema comum que pode ser resolvido com planejamento e acabar com esse problema é mais fácil do você imagina.

Com um caderno em mãos ou no próprio Word faça de cada folha o script para cada Slide que será desenvolvido no Power Point. Nessa folha você irá escrever os principais tópicos, ideias, se irá colocar vídeos ou imagens e quais as posições de cada item.

Veja o exemplo que preparei para você.

Veja o rascunho criado em uma folha de papel para depois ser aplicado no Slide e perceba que já foi definido a posição que a imagem ficará e até a proporção que ela ocupará. Ao lado da imagem terão os texto, títulos, uma breve descrição e os tópicos que irão compor o restante do Slide.

Parece bobeira fazer esse script, mas você nem imagina o tempo que irá economizar aplicando esta técnica.

ideia-para-criar-o-slide-no-power-point
Ideia desenvolvida no caderno para depois ser aplicado no Slide

Veja na imagem abaixo o resultado desse simples rascunho.

ideia-para-criar-o-slide-no-power-point-1

Aí você esta pensando…, para você é fácil criar um Slide assim!!! Na verdade, qualquer um que planejar cada Slide terá um caminho a seguir na hora que iniciar a criação da apresentação no Power Point.

Se reparar em cada detalhe do script feito na folha de papel, verá o resultado do planejamento aplicado na prática e todos nós temos que concordar com uma coisa…, não há nada de avançado nesse Slide.

Qualquer um que dedicar alguns minutos no Power Point conseguirá inserir uma imagem, Título e textos. A grande sacada foi ter usado uma imagem que ilustra bem o assunto que foi abordado.

Ainda não foi suficiente para entender o planejamento de cada Slide??? veja outros dois exemplos.

Nesse exemplo o planejamento foi desenvolvido no Word, com a posição de cada item, como o Título, Tópicos e o Gráfico. O objetivo era não usar o Gráfico nativo do Power Point, mas sim desenvolver o próprio estilo de Gráfico.

Nesse script que desenvolvemos no Word, temos o Título no topo, uma breve descrição abaixo e o gráfico ocupando o maior espaço.

ideia-para-criar-o-slide-1

O resultado foi de uma simples ideia a um Slide com Visual Profissional, onde os marcadores deu lugar a Logo Marca de cada Empresa, os retângulos na cor azul deu lugar há um gráfico com design impactante ligando uma linha ao campo correspondente.

slide-profissional-2

2º) Explore Bem os Tópicos Invés de Grandes Textos.

Percebeu que nos dois exemplos acima as imagens predomina sobre os textos, e aí vai nossa 2° dica que é menos é mais quando o assunto é economizar textos nas apresentações do Power Point.

Um Slide desenvolvido em forma de tópicos fará seu publico prestar mais atenção na sua explicação, o grande motivo disso é obvio…, a informação que será passada esta só com você e você será o centro da atenção.

3º) Evite ao Máximo Abordar Mais de Um Assunto por Slide.

Agora você esta se perguntando, como colocar só um assunto por Slide se minha apresentação é pequena e não tenho muitas informações para colocar em só um slide???

A grande saída esta em usar imagem, perceba que no desenvolvimento do Slide das Redes Sociais, uma única imagem ocupada mais da metade do Slide deixando pouco espaço para texto e mesmo assim o resultado final foi impactante.

4º) Evite ao máximo usar Temas prontos.

O Power Point oferece dezenas de Temas prontos para serem usados, mas o grande diferencial está em criar o seu próprio tema. Agora você bugou o cérebro né???? Tenho certeza que você pensou assim…, eu mau sei abrir o Power Point e aí vem me dizer para eu criar meus próprios temas!!!

Então veja como fugir dos Temas Nativos.

É muito fácil, basta você colocar em prática a primeira dica e planejar cada Slide da sua apresentação anotando cada ideia e o posicionamento de cada item dentro do slide. Notará que é só replicar o rascunho criado no Slide, assim,  você conseguirá criar 100% da sua apresentação sem a necessidade de usar temas prontos.

Não percebeu ainda que criar Slides Impactantes esta no planejamento, é só reparar os dois rascunhos que mostramos aqui lá no tópico de Planejamento. A primeira vista parecia um pedaço de papel que não levaria para lugar algum, mas assim que foi replicado para o Slide se tornou atrativo com visual limpo demonstrando segurança para o palestrante. O mesmo pode se dizer do 2º exemplo, onde alguns pedaços de torres azuis se tornou um belo gráfico vermelho que não é difícil de ser reproduzido.

5º) Não abuse das cores.

Usar cores coerentes e não cansativas será um ponto positivo para sua apresentação e muitas vezes passará despercebidas por ter harmonia entre elas. Agora, abusar das combinações de cores deixará o Slide colorido demais e com certeza as cores serão notadas, mas como ponto negativo da sua apresentação podendo tirar a atenção do seu público durante a apresentação.

Quer Aprender a Dominar o Power Point e Criar Apresentações Profissionais???

Espero que essas dicas te ajudaram a melhorar as técnicas de criação de Apresentações e que seus Slides não seja mais tão básico como poderia ser.

Se você quiser aprender a Dominar o Power Point do Zero até o Nível Avançado ou simplesmente melhorar seu conhecimento com essa poderosa ferramenta, recomendo a você que faça o meu Curso do Básico ao Avançado em Power Point 2016 onde você ira aprender a dominar esse programa e principalmente aprenderá a criar Slides Profissionais.

Para conhecer melhor este curso e até fazer aulas experimentais acesse o curso no link abaixo.
Curso de Power Point 2016 do Básico ao Avançado

Acredito fielmente que você ira subir de nível após começar estudar o Power Point com este curso. O conteúdo abordado aqui segue uma lógica de aprendizado onde você não se sentirá “enrolado” com conteúdos mau elaborado.

O acesso é ilimitado sem data de expiração e o curso que conta com mais de 7 horas de aulas em vídeos onde você ira aprender a criar Slides de Fotos, Animações, Capas para Apresentações e principalmente Desenvolver Apresentações Profissionais. 

Gostou dessas 5 Dicas para melhorar a criação dos seus Slides??? Deixe seu comentário logo abaixo para discutirmos um pouco mais sobre este assunto.

Comments: 0

Your email address will not be published. Required fields are marked with *