Acode EU

Conceitos básicos de Células e Base de Dados no Excel.

Introduzindo Células e Base de Dados no Excel!

 

A planilha Excel é muito conhecida, principalmente em empresas onde o uso de planilhas é sem dúvida muito importante. Saber mexer no Excel é uma vantagem incomparável, é ter os dois pés na frente de qualquer candidato em uma entrevista. E nos últimos tempos saber mexer no Excel tem sido um título de tanta importância quanto ter uma formação acadêmica, sendo assim cada informação é de fato relevante e nunca é de mais.

Nessa explicação de hoje, vamos relembrar alguns conceitos básicos como por exemplo, o que é célula e o que é banco de dados.

Células: Células é o conjunto de uma linha com uma coluna;

E recebem o nome dessa junção;

Por exemplo, veja que a célula com a palavra produto foi selecionada, o nome dessa célula é: o nome da coluna + o nome da linha “C4”. Perceba nos destaques vermelhos da foto que quando você clica em uma célula a coluna e linha referente á elas se destacam.

Então vamos lá, qual é o nome da célula que contém a palavra “Preço”?

Já consegue identificar não é mesmo?

Isso mesmo o nome da célula que contém a palavra “Preço”, é “D4”.

E assim o Excel com seus vários recursos avançados tem dominado o mercado quando se diz praticidade, clareza e objetividade, conhecer os conceitos básicos é a base para todo o aprendizado.

E Base de dados, está lembrado o que é?

Não se preocupe vamos explicar tudinho para que isso facilite na hora de colocarmos nosso aprendizado em prática.

Base de dados é exatamente um conjunto de dados guardados e armazenados. No conjunto de dados as informações armazenadas também são em linhas e colunas. As Colunas têm o nome de Campos e as linhas de Registro. Veja um exemplo de base de dados:

Essa é uma base de dados pois temos campos e registros, além de informações guardadas e armazenadas de forma organizada. Vale ressaltar que a base de dados é limitada ela pode começar sendo uma simples lista por exemplo em um programa de texto, só que ela irá crescer e a dificuldade em consultar e manusear a lista vai se tornar grande, quando isso começa acontecer é necessário transferir as informações para uma base de dados criada por um sistema de Gestão de base de dados, como por exemplo o Access.